Trancoso

Bahia

Taípe

Tartarugas

Rio da Barra

Nativos

Coqueiros

Rio Verde

Itapororoca

Itaquena

Ipatimirim

TAÍPE

Localizada entre Arraial D'Ajuda e Trancoso, essa praia costuma agradar quem gosta de agito nas barracas de praia, quem gosta de uma boa rede com boa comida pé na areia e também quem prefere ficar sem estrutura de praia, aproveitando boas ondas na maré alta e tranquilidade no riozinho.

O acesso é feito pela estrada de Arraial D'Ajuda (terra) a aproximadamente  25 minutos de carro do Quadrado.

TARTARUGAS

Exclusividade paradísiaca é o que a nova queridinha de Trancoso promete.

Com acesso por dentro do condomínio Terra Vista Villas, é necessário reservar para ter acesso de carro. A estrutura de praia que possui é rústica e exclusiva com direito a "elevador" para descer a falésia.

A praia fica aproximadamente 20 minutos de carro do Quadrado.

RIO DA BARRA

Uma opção mais tranquila com poucas barracas e muitas casas particulares, essa praia é cercada por falésias coloridas, trazendo uma beleza única ao local. Você pode chegar até ela por carro, utilizando a estrutura de praia da famosa barraca Rio da Barra ou indo por uma deliciosa caminha da Praia dos Nativos até ela.  Para o acesso de carro é necessário ir pela estrada de Arraial D'Ajuda, aproximadamente 15 minutos do Quadrado.

NATIVOS

Em apenas alguns minutos de caminhada é possível chegar do quadrado até a Praia dos Nativos, uma das mais movimentadas da cidade, pelo fácil acesso e pela estrutura das barracas de praia que por ali tem. O desague do Rio Trancoso, forma uma linda lagoa próxima ao mar, onde você pode aproveitar um lindo pôr do sol entre a mata nativa.

A praia é bem ampla contemplando várias opções também de pousadas e barracas de praia mais exclusivas (algumas com estacionamento próprio).

COQUEIROS

Juntamente com a Praia dos Nativos, é uma das mais movimentadas do litoral, atraindo turistas de excursões que optam pela praticidade e variedade das barracas de praia. Assim como em toda a faixa litorânea de Trancoso, possui um mar lindo em algumas áreas poucas ondas sendo perfeito para crianças.

O acesso é fácil pela ladeira do Quadrado, apenas 10 minutos de caminhada, para quem opta por barracas mais distantes é possível utilizar estacionamento das mesmas.

RIO VERDE

Fácil acesso pela praia dos Coqueiros (a pé) e com estacionamentos particulares, é uma praia mais badalada com opções de barracas, restaurantes e pousadas que atraem publico mais jovem que gosta de aproveitar bons drinks e boas ondas. 

ITAPOROROCA

Com luxuosas casas e pousadas é localizada dentro de um condomínio, não possui a mesma infraestrutura das demais praias, a tornando praticamente deserta, mesmo em alta temporada. O acesso apenas por carro, ou com uma longa caminhada, torna a ida para lá um pouco mais difícil, mas não desista, cada minuto por lá vale a pena! Por lá você encontrará uma larga faixa de areia, corais, e até mesmo um balanço de frente para o mar, perfeito para aproveitar um momento de tranquilidade junto ao mar.

ITAQUENA E IPATIMIRIM

Praias de mais difícil acesso e preservação ambiental, são áreas de desova de tartarugas marinhas, então todo o cuidado é pouco por lá. Com o acesso de carros restrito, você pode chegar a Itaquena e a Ipatimirim com uma longa caminhada ou por uma aventura de quadriciclo.  Durante a maré baixa você encontra a formação de piscinas naturais com uma água morna e agradável.

 

Acordar cedo, tomar um delicioso café da manhã na sua pousada, fazer uma caminhada na areia fofa da Praia dos Coqueiros, aproveitar o mar calmo para um banho, tomar uma água de coco em alguma barraca de praia e petiscar para o almoço é apenas um dia normal para quem está no vilarejo. Mas você tem muitas opções de diversão e descanso em Trancoso.

QUADRADO HISTÓRICO

O famoso ponto turístico com casinhas coloridas, o grande campo de futebol e a igreja ao fundo, é uma das principais atrações da cidade, e com certeza, uma das mais charmosas. Pelo Quadrado não é possível circular de carro ou moto, o que deixa o passeio ainda mais gostoso, porque você pode conhecer as lojinhas com artesanato local, olhar o cardápio dos restaurantes, desfrutar da boa brisa que tem por lá e ainda comer um abacaxi fresco para se refrescar.

Durante o dia, aproveite para apreciar a vista do Mirante do Quadrado que mostra a beleza da Praia dos Nativos ao fundo, conheça o artesanato local e aproveite para tirar muitas fotos nas casinhas e portas coloridas ou na Igreja de São João Batista, que mostra toda a simplicidade e elegância da cidade.

Ao entardecer é quando o Quadrado ganha vida, com os restaurantes e lojas que iluminam a noite com velas nas mesas e luzes nas árvores, é praticamente um convite para sentar e se acomodar por lá até o fim da noite, saboreando um delicioso prato da culinária local.

TOUR L'OCCITANE E GOLF

Já pensou em jogar golf em um campo maravilhoso localizado em cima da falésia com uma das vistas mais bonitas possíveis? Trancoso te proporciona essa experiência.

É possível agendar para jogar ou apenas fazer um tour pelo campo com o famoso carrinho de golf. Dois pontos marcantes do tour é conhecer o Teatro L'Occitane (palco do festival de música clássica mais requisitado do Sul da Bahia) e o famoso buraco 14. Aproveite também para almoçar no restaurante do golf ou na barraca de praia da Praia das Tartarugas, é um bom lugar para fazer uma pausa ou finalizar o passeio.

PASSEIOS PELA REGIÃO

A poucos km de praias maravilhosas da região, é indicado tirar um dia para fazer um passeio de Quadriclo, Lancha, Bicicleta ou um confortável carro com motorista conhecendo melhor o Sul da Bahia. Veja as opções em "Passeios".

VIDA NOTURNA EM TRANCOSO

Se você visitar Trancoso fora de época, a movimentação noturna fica nos arredores do Quadrado, onde a pedida é sentar e relaxar com um bom vinho ou uma cerveja gelada, curtindo a brisa e as luminárias da noite. Alguns restaurantes podem oferecer música ao vivo e até mesmo um bom forró pé-de-serra, com muita animação baiana!

Na praia, algumas barracas como Uxuá, Fly Club e Bahia Bonita fazem durante a lua cheia luau e sunset com opções de comidinhas temáticas, capoeira ou alguma atração especial da região.

Durante o verão, acontecem shows e festas tradicionalmente badaladas que fazem de Trancoso um destino concorrido!

O QUE FAZER EM TRANCOSO?

 
 

ONDE FICAR?

As duas principais regiões principais de Trancoso são as Praias e o Quadrado, as duas com várias opções de pousadas e casas para quem vem em família, solteiro ou casal. Porém existem ótimas opções também fora dessas duas localizações, para quem procura mais agitação ou sossego. 

Conte com a Morena Turismo para a escolha da que melhor se encaixa em seu perfil. Com 10 anos de experiência no mercado de Trancoso, temos todas as características especiais de cada opção com pontos positivos e negativos para cada perfil de hóspede.

Entre em contato conosco pelo email ou telefone que nossa equipe passará a melhor opção disponível em seu período.

Conheça melhor as opções:

 

ONDE COMER?

 O principal polo gastronômico de Trancoso está localizado no Quadrado, que além dos tradicionais restaurantes também oferece opções para uma sobremesa ou lanche típico da região. 

Nas praias as melhores opções são as barracas e restaurantes que oferecem grande variedade de petiscos à beira-mar ou pratos mais elaborados.

Listamos abaixo alguns bons lugares que vale a pena conhecer e desfrutar da gastronomia e ambiente. Lembrando que o ideal é fazer a reserva com antecedência em períodos de mais movimento como verão e feriados.

CAPIM SANTO:

Famoso restaurante e pousada dentro do Quadrado desde os anos 80 atendendo com culinária impecável assinada pelas donas Sandra e Morena Leite. Aberto apenas para jantar.

O CACAU:

Conhecido pelo buffet realizado em vários eventos, possui opções de gastronomia baiana com peixes e frutos do mar frescos e ambiente calmo e charmoso. Aberto apenas para jantar.

EL GORDO:

Restaurante localizado na pousada com o mesmo nome, possui um cardápio com forte influência portuguesa em seus pratos. Com vista para o mar, o restaurante conta com um ambiente sofisticado e contemporâneo. Aberto apenas para jantar.

CANTINHO DOCE:

Opção dentro do Quadrado com música ao vivo, é bem concorrido durante o ano e trabalha com cardápio variado. Aberto apenas para jantar.

BISTRÔ MORENA:

Servido do lado de fora da pousada (Morena Casa & Hotel) com mesas no Quadrado e iluminação típico do cantinho mais charmoso do vilarejo, o bistrô Morena conta com cardápio variado com risotos, moquecas e cortes finos grelhados. É uma ótima opção para quem procura bons preços dentro do Quadrado. Aberto das 16hrs as 23hrs.

SILVANA & CIA:

São dois conhecidos restaurantes, na Praia dos Coqueiros (aberto para almoço) e dentro do Quadrado Histórico (aberto para jantar). O carro chefe do Silvana & Cia é a moqueca que agrada quem procura culinária baiana durante a viagem. 

TAPIOCA E ACARAJÉ DO QUADRADO:

São as barraquinhas mais conhecidas do vilarejo, ficam localizada na entrada do Quadrado e agrada quem procura um lanche baiano para um pós praia ou jantar. Possuem opções de tapiocas doces e salgadas assim como acarajé para quem quer aproveitar para conhecer as pimentas da região.

PRAIA DAS TARTARUGAS:

Localizada na praia de mesmo nome, é necessário reserva antecipada para aproveitar deliciosa gastronomia com uma vista de tirar o fôlego de cima da falésia. Para petiscos e drinks tem a estrutura rústica e exclusiva na praia que é acessada por um "elevador".

RESTAURANTES PÉ NA AREIA:
Recomendamos as pousadas que possuem restaurante aberto também a não hóspedes: Rio da Barra, Bahia Bonita, Estrela D'Água e Villas de Aragon.

 

quando conhecer

Com sol o ano inteiro, não há época ruim para as visitas, mas se você quer curtir as praias praticamente desertas, a melhor opção é visitar a cidade em baixa temporada, fugindo do agito dos jovens que buscam diversão nos clubes de praia.

Para quem quer viver uma experiência cultural única, uma boa época para ir à Trancoso é no período de março, onde acontece o Festival Música em Trancoso.  Festival que reúne ícones da música clássica, jazz, bossa nova, entre outros, tudo isso acontecendo em um dos mais bonitos teatros do Brasil, o Teatro L’Occitane. Fazendo um grande espetáculo com música, belezas naturais e uma incrível arquitetura.

Para o Réveillon, a cidade fica lotada de jovens e famílias que buscam o requinte das festas de Ano Novo. Com a certeza de diversão, Trancoso ficou ainda mais conhecida após artistas e famosos elegerem a cidade como principal ponto para as festas de fim de ano, mostrando as luxuosas pousadas e os badalados clubes. Mas não se preocupe! Apesar do glamour que a cidade oferece, existem diversas opções viáveis e com os melhores preços para você se divertir igualmente na cidade.

Lembrando que em todas as épocas, principalmente para o Música em Trancoso e no Reveillón, para não ter nenhuma possível dor de cabeça, é melhor consultar a Morena Turismo e reservar antecipadamente o seu hotel, aéreo e transfer na cidade.

 

CONTE COM A MORENA TURISMO PARA TER A MELHOR EXPERIENCIA POSSÍVEL DE TRANCOSO!

  • Instagram - Morena Turismo
  • Facebook - Morena Turismo
  • YouTube
  • Google+ - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Praça São João Batista, 298 

Quadrado, Trancoso, Porto Seguro - Bahia

T: + 55 73 3668.1703 | 1897 | 1456 | 3288.5548

Plantão/ WhatsApp: + 55 73  98816.7782

Instagram

© All rights reserved