top of page

Musica em Trancoso - 2016

Sabe quem o festival Música em Trancoso 2016 vai trazer para abençoada terra da Bahia em 2016?

Bobby McFerrin, o renomado cantor e 10 vezes premiado com o Grammy, maior premiação da música mundial. Com certeza será a edição mais concorrida do festival até agora. E vai atrair amantes da música e da arte de todo o país e do exterior.

E você, conhece Bobby McFerrin? Claro que sim! Um dos seus maiores sucessos é o hit Don’t Worry, Be Happy, de 1988, que se tornou uma das canções mais tocadas em mundo todo e lhe rendeu uma das suas premiações do Grammy. Mas essa é só parte da história desse grande ícone da música internacional.

Conheça um pouco mais sobre uma das maiores atrações do Música em Trancoso 2016: Bobby McFerrin

McFerrin: Uma família repleta de música

Robert McFerrin Júnior, conhecido como Bobby McFerrin, nasceu em 1950 no Reino Unido mas é radicado em Nova York. Bobby vem de uma família de cantores de música erudita. Seu pai, o barítono de ópera Robert McFerrin, deu voz às canções interpretadas pelo ator Sydney Poitier no filme Porgy & Bess e foi o primeiro negro a assinar um contrato com o Metropolitan Opera, de Nova York. Sua mãe, Sara McFerrin era uma excelente soprano solista e também professora de canto.

Bobby cresceu cercado de todo tipo de música. Lembra-se de reger Beethoven diante do aparelho de som aos 3 anos de idade, de ficar escondido embaixo do piano enquanto seus pais lecionavam a jovens cantores e de dançar pela casa para Louis Armstrong, Judy Garland, Etta Jones e Fred Astaire.

O beatbox: muitas vozes em uma

Bobby é muito conhecido pela sua enorme extensão vocal de quatro oitavas e pela sua habilidade de usar a voz para criar efeitos diversos. Sua capacidade vocal unida a sua técnica aprimorada o permite alternar falsette (agudos) rapidamente com profundas notas graves. Além disso, ele é capaz de cantar como se fosse dois ou três cantores. Ele criou álbuns inteiros nos quais é o único músico, cantando e simulando instrumentos.

O artista também entoa canto difônico, que é um canto onde uma pessoa produz dois ou mais sons simultâneos. Em países asiáticos esse canto é entoado como prática de meditação produzindo intervalos harmônicos e acordes a partir de uma só voz. E Bobby utiliza essa técnica vocal para trazer uma nova experiência musical, que conduz a planos inusitados de escuta e de emissão vocal. Por tudo isso, Bobby inspirou artistas do beatbox de todo o mundo.

Seus reflexos rápidos aliados a um profundo conhecimento dos estilos musicais faz com que suas performances de solista sejam inesquecíveis, além de um grande entretenimento.

Bobby: Uma carreira e uma missão

Cantor, produtor, compositor e arranjador de músicas de sucesso para seriados de TV e para o cinema. Além de sua carreira vocal é presidente criativo da Saint Paul Chamber Orchestra. Faz visitas regulares como regente convidado de orquestras sinfônicas nos Estados Unidos e Canadá. Também participa de vários programas de educação musical, e faz aparições voluntárias como professor de música convidado e palestrante em escolas públicas de todo os Estados Unidos.

O show da turnê de seu mais recente álbum Spirityouall, tem inspiração gospel com influências de blues, folk e rock em arranjos próprios e, é claro, muita improvisação.

“Eu procuro não fazer ‘performances’ no palco”, afirma Bobby. “Tento cantar do mesmo jeito que canto na minha cozinha, porque não consigo me conter. Quero que o público volte para casa e também cante na cozinha no dia seguinte. Quero que o público tenha a mesma sensação incrível de alegria e liberdade que eu experimento quando canto.”

Bobby McFerrin participará do festival Música em Trancoso no dia 05 de março de 2016, na noite “BOBBY MEETS BRAZIL“ a partir das 18:30 onde se apresentará junto a Orquestra Experimental de Repertório (São Paulo).

Então, Don’t Worry, o festival Música em Trancoso 2016 já está chegando. Garanta logo seu ingresso e Be Happy!

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page